Ministério da Saúde anuncia 3 mil novas bolsas de residência médica


Ministério da Saúde anuncia 3 mil novas bolsas de residência médica

O ministro da Saúde, Artur Chioro, anunciou nesta terça-feira que o governo federal vai criar mais 3 mil bolsas de residência médica no país. Segundo o Ministério da Saúde, 75% dessas vagas são para ampliar a formação de médicos especialistas em medicina geral de família e comunidade.

Além disso, de acordo com a pasta, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade na oferta dessas bolsas “para corrigir o déficit histórico de profissionais nessas regiões”. O ministro fez o anúncio durante evento no Palácio do Planalto que comemora dos anos do Programa Mais Médicos. A presidente Dilma Rousseff também estava presente.

“A ampliação das bolsas de residência é um compromisso assumido no programa Mais Médicos”, disse Chioro.

O ministro afirmou, ainda, que o governo criou um cadastro nacional de especialistas, que será sancionado hoje por Dilma. Segundo ele, a plataforma reunirá informações de diversas instituições relacionadas à medicina. “Assim poderemos planejar a necessidade de especialistas”, disse.

Balanço
Em julho de 2013, o governo federal lançou o programa Mais Médicos, com a intenção de levar profissionais a regiões mais carentes do país.

O governo federal divulgou que, em dois anos de funcionamento, o programa levou 18.240 médicos a 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas.

Até 2017, a intenção do governo é criar 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com foco em áreas prioritárias para o SUS.

FONTE:G1
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can