Comportamento indevido em redes sociais pode causar demissão


Comportamento indevido em redes sociais pode causar demissão

Untitled Document

Falar mal do chefe na internet ou postar uma foto em hora e local errados podem causar muitos problemas e até mesmo interromper a carreira na empresa. Segundo a advogada trabalhista Fabiana Basso, do Nelm Advogados, o funcionário que fala mal do empregador ou da empresa onde trabalha, no Facebook, Twitter, entre outros, pode ser demitido por justa causa. “Se a ofensa for dirigida à vida particular do empregador, cabe até mesmo um processo por danos morais”, explica.

O aumento de episódios têm preocupado as empresas que passaram a bisbilhotar o perfil de candidatos antes de fazer a contratação. Pesquisa de uma companhia de recrutamento mostra que em 2011 menos de 15% das empresas faziam essa checagem. Em 2013, o percentual já havia subido para 23%. Até atingir os 40% no ano passado.

canstockphoto8213839

Cuidado com seu comportamento nas redes sociais como Facebook e Twitter.

A dica de Fabiana para quem procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante, ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais.

Segundo a especialista, as mensagens eletrônicas já estão sendo utilizadas como prova documental de processos judiciais. “Há uma tendência de aumento nesse tipo de prova”, finaliza.

 

FONTE:dicasprofissionais.com.br
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can