Jovem deixa carreira de atleta para prestar engenharia e projetar aviões


Jovem deixa carreira de atleta para prestar engenharia e projetar aviões

A estudante Bruna Oliveira sonha em ser engenheira e projetar aviões (Foto: Claudia Assencio/G1)

Quando participava de campeonatos nacionais de vôlei e handebol pelos times de Rio Claro (SP), a estudante Bruna Oliveira, de 20 anos, pensou em seguir a carreira de atleta e se profissionalizar. No entanto, um sonho de infância não deixou a jovem seguir nas quadras e a fez se dedicar aos livros. Depois de ficar chocada com desastres aéreos pelo mundo, ela colocou na cabeça que quer ser engenheira e projetar aviões. Pela primeira vez na segunda fase do vestibular da Unicamp, ela presta a prova para engenharia mecânica, já que não conseguiu se classificar para cursos de engenharia aeronáutica em nenhuma outra universidade.

"É isso o que eu quero fazer para a minha vida. Quero projetar aviões. Desde criança os desastres aéreos me chocaram muito, então eu quero poder ajudar a tornar os aviões mais seguros, quero fazer projetos que não coloquem em risco a vida das pessoas?, afirmou Bruna, que prestou a prova nesta segunda-feira (12) na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Apesar do curso de engenharia mecânica ainda não ser o objetivo de Bruna, ela afirmou que, se passar, vai fazer a faculdade por um ano para conseguir fazer uma prova de transferência para engenharia aeronáutica. ?Infelizmente a Unicamp não tem aeronáutica. O primeiro ano de engenharia mecânica tem as matérias que são comuns em todos os cursos de engenharia. Então eu quero fazer um ano de mecânica para depois fazer uma prova de transferência?, explicou.

Vestibular
No primeiro dia de provas os candidatos produziram duas redações e responderam seis questões de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa.

As provas de matemática, história e geografia serão aplicadas nesta segunda-feira (12), enquanto que física, química e biologia encerram o vestibular na terça-feira (13). Nos dois dias as provas terão duração de quatro horas.

Segundo a Comvest, o gabarito de todas as provas da segunda fase será divulgado no site da universidade na quarta-feira (14).

Específicas
Os exames de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas em Campinas entre 19 e 22 de janeiro. De acordo com a Comvest, a primeira chamada ocorrerá em 2 de fevereiro e os convocados terão de efetivar a matrícula no site da comissão entre os dias 3 ou 4 de fevereiro.

FONTE:G1
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can