O trabalho com significado: como conseguir?


O trabalho com significado: como conseguir?

Untitled Document

Trabalhar é algo que vai além da obrigação, pois requer tempo, saúde e bem-estar do funcionário para a execução efetiva das tarefas. Entretanto, há um significado (para longe do dinheiro envolvido), razão ou motivo que satisfaz o profissional, que faça ele se sentir feliz pela função?

Aristóteles já usava a palavra grega Eudaimonia para descrever o bem-estar no desenvolvimento humano. Sua célebre frase: "A felicidade é um princípio; é para alcançá-la que realizamos todos os outros atos; ela é exatamente o gênio de nossas motivações”, define o termo.
Segundo o Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, Eduardo Carmello, a felicidade em níveis administrativos também existe. “O equilíbrio entre trabalho e vida no nível executivo é uma cobrança, ‘como realizar melhor meu trabalho?’ ou ‘que tipo de gestão eu efetuo?’ são perguntas que satisfazem e despertam um crivo mais cognitivo”.
Ainda segundo Carmello, a felicidade no trabalho é uma moda. A maioria das empresas está aderindo ao processo de alegrar os funcionários, mas definir o que faz cada trabalhador mais feliz é complicado. “É uma opção, não uma obrigação”.

Dinheiro ou significado?

Eis a dúvida: é melhor ganhar pouco e ter um trabalho que signifique algo para você ou é preferível receber mais e não gostar do que faz? O executivo explica que aquele que prefere o salário tenta equacionar diversas questões para “resistir” a esse processo mais “sacrificante”. Já quem opta pelo significado tem mais chances de se desenvolver, embora possa se frustrar com algumas questões materiais.
“O ideal é que o executivo se desenvolva a cada quatro anos, sempre almejando um pouquinho mais, realizando upgrades. Assim, é questão de tempo para unir tanto o dinheiro quanto o significado”, conclui.

FONTE:Brasil Vagas Executivas
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can