Os 3 especialistas mais procurados no mercado de trabalho de tecnologia


Os 3 especialistas mais procurados no mercado de trabalho de tecnologia

Graças ao fluxo constante da tecnologia e a natureza competitiva da mão de obra, o cenário do mercado de trabalho de tecnologia está mudando, preterindo cada vez mais trabalhadores com conhecimento geral em favor de especialistas e consultores.

Como contar com especialistas em sua força de trabalho vem se tornando cada vez mais importante para as empresas, muitos cursos de MBA e pós-graduação nos últimos anos têm se especializado em oferecer especializações em áreas cada vez mais específicas.

A especialização é um canal para se conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho e alcançar lugares mais altos na carreira. Pensando nisso, separamos as 3 especializações com foco em tecnologia que têm ou terão mais procura no mercado.

1 – Search Engine Optimization (SEO)

Conforme já abordamos aqui, SEO é um segmento que emergiu nos últimos anos como uma das maiores forças da comunicação digital e já se tornou uma área de especialização. A habilidade de afetar positivamente os resultados das ferramentas de busca é algo pelo qual as empresas estão dispostas a pagar bem, e se você se interessar por uma carreira como um especialista em SEO há alguns caminhos para escolher:

  • Agências de comunicação: muitos especialistas de SEO aprendem “na raça” trabalhando em agências e empresas ligadas a comunicação, lidando com várias contas ao mesmo tempo e compartilhando do conhecimento aprofundado de quem está na área há mais tempo. Esse tipo de experiência também ajuda a construir e fortalecer o networking, fundamental para um momento posterior da carreira, em posições de liderança ou trabalhos como freelancer.
  • In-house e departamentos de marketing: após dominar os “dos e don’ts” da profissão, muitos especialistas escolhem trabalhar em agências in-house, atendendo uma empresa específica. Essa atuação provê vantagens em termos de consistência de projetos e mensuração de resultados – embora trabalhar para um mesmo cliente possa se mostrar tedioso com o tempo.
  • Prestação de serviços e freelance: esse caminho é para aqueles confortáveis e disciplinados o suficiente para oferecer seus serviços como um negócio, sendo seu primeiro e principal cliente. Nessa situação, sua network e habilidades de SEO andam lado a lado na responsabilidade do seu sucesso.

2 – E-Commerce

As plataformas e-commerce estão revolucionando diariamente a forma como os consumidores acessam informações, tomam decisões e compram produtos. Os avanços tecnológicos seguem crescendo em um passo quase imensurável e o número de vagas para desenvolvedores de software dentro da indústria de e-commerce só aumenta. Portanto, a necessidade por especialistas em cada uma das diversas tecnologias por trás de um e-commerce é enorme. E por isso mesmo o mais importante é saber em que área se especializar.

Por exemplo, ter conhecimento profundo de uma linguagem de desenvolvimento é excelente, contanto que seja uma linguagem relevante para o tipo de trabalho que tem em mãos. Sabendo disso, é fundamental estar sempre por dentro do que está em voga no cenário geral, conhecendo as linguagens de desenvolvimento mais populares, por exemplo, e focando em uma delas. Estar atualizado é mais do que ficar de olho nas tendências do mercado, mas saber a hora de preterir uma linguagem fadada à obsolescência em favor do que há de mais moderno no cenário.

Se você já é especializado em uma linguagem mais antiga, use-a a seu favor como um diferencial, mas não como a única carta da sua manga. Se agarrar a uma única especialização nessa área pode te garantir algum destaque, mas não vai garantir que você tenha trabalho  uma vez que novas tecnologias surjam e as empresas evoluam.

3 – Big Data

Atualmente, Big Data é a menina dos olhos do mercado de tecnologia graças a empresas como Google e Adobe. Conforme já abordamos, o termo se refere aos métodos sofisticados de coleta, análise e processamento de informações, normalmente em grande escala.

Ao contrário dos tempos da comunicação impressa e comerciais em vídeo, nos dias de hoje, com a tecnologia cada vez mais completa, é mais fácil mensurar a efetividade de campanhas de comunicação e estratégias de vendas. Isto se dá graças aos mecanismos que registram cada ação de modo que seja possível traçar um perfil consumidor baseado em seu comportamento no mundo digital.

Se o seu interesse está no mercado de análise de dados, a melhor forma de começar é trabalhando em uma empresa, focando em uma ou poucas propriedades digitais. Desse modo, você conhece os detalhes mais específicos dos comportamentos de consumidor e como eles interagem com web, e-mail e redes sociais, uma experiência fundamental para formar a base de uma carreira sólida como analista de dados.

Para se ganhar ainda mais experiência, é aconselhável trabalhar em uma agência especializada em coleta, onde pode ter acesso e contato com implementação de estratégias baseadas em dados. Assim como no caso do profissional de SEO, você atua com diversos tipos de clientes e é exposto a desafios diários que certamente não enfrentaria trabalhando para apenas uma empresa. Independentemente, é um campo com muito potencial.

Você já escolheu seu campo de especialização? Comente sobre seus motivos e compartilhe conosco suas experiências e expectativas para o mercado de tecnologia.

Por Adam Junqueira

FONTE:blogimpacta.com.br
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