Habilidades socioemocionais são chave para empregos do futuro


Habilidades socioemocionais são chave para empregos do futuro

Especialistas consideram essencial que jovens desenvolvam habilidades sociais para o êxito profissional

Que competências os jovens precisam aprender hoje para se prepararem para as profissões do futuro? Muitas dessas carreiras ainda nem existem, mas a pergunta tem mobilizado especialistas em educação e mercado de trabalho em busca de aperfeiçoamentos nos sistemas de ensino atuais.

E cresce entre analistas a percepção de que muitas habilidades cruciais não serão técnicas, mas, sim, sociais e emocionais: resiliência, curiosidade, colaboração, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas, por exemplo.

"Com o acesso abundante ao conteúdo, o que a pessoa precisa é saber escolher, separar fatos de opiniões, saber navegar em meio a muitas informações não filtradas", afirma Denis Mizne, diretor-executivo da fundação educacional Lemann.

"Daí a importância do pensamento crítico. E a resiliência tem a ver com um mundo menos previsível. Se não sei que profissões existirão, preciso me adaptar."

Mas como ensinar habilidades desse tipo, sem descuidar do conteúdo escolar? E será que muitas delas têm sido pouco exercitadas pelas últimas gerações?

Para a professora Carmen Migueles, especialista em educação e desenvolvimento organizacional da Epabe (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), parte das novas gerações –crescida na internet– "perdeu o contato com o sacrifício e a capacidade de vencer obstáculos".

FONTE:http://mulher.uol.com.br/
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can