Como distinguir entre os colaboradores um líder. Como identifica-lo?


Como distinguir entre os colaboradores um líder. Como identifica-lo?

Thales Henrique

Administrador de Empresas / Gestor de Projetos

Creio que um líder pode ser identificado de acordo com a postura perante às atividades a serem realizadas, e o mais importante, a forma como os demais funcionários o tratam.

Um líder normalmente é aquele que "não tem tempo ruim", sabe o que tem que ser feito, e senão o faz, consegue quem faça. O que acontece com frequência, inclusive, é um funcionário organizar e delegar tarefas aos outros, sendo que são do mesmo nível (hierarquicamente falando) e os demais aceitam essas ordens, mesmo não sendo impostas, mas sim "sugeridas".

Líder age como dono do negócio, mesmo que seu cargo não seja um dos altos escalões da empresa. Ele entende, mesmo que não profundamente, de cada etapa dos processos, e quando não conhece, busca saber.

Uma questão relevante a se levantar é, até que ponto é seguro promover um colaborador a um cargo de líder, arriscando que ele não desempenhe tão bem o papel quanto desempenhava liderando mesmo não tendo o cargo oficialmente registrado.

Uma coisa é certa, liderar é mais que delegar, é saber o que tem que ser feito, achar possíveis soluções para problemas, aceitar sugestões independente de que níveis elas possam vir, e ainda por cima, motivar a equipe a trabalhar em apoio a ele, respeitando as estratégias e objetivos da organização.

FONTE:Fórum Vagas Linkedin - Sidney Luiz Nunez
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can