Técnicas para transformar uma ideia em um negócio de verdade


Técnicas para transformar uma ideia em um negócio de verdade

Acadêmica e consultora do Sebrae, Fernanda Bueno, dá dicas e ensina técnicas para quem deseja fazer um sonho se tornar realidade.

Homens não tiveram espaço nesse evento. Neste último dia 6 de março, o Shopping de Guarulhos reservou um presente muito especial para todas as empreendedoras de plantão. Uma palestra importantíssima para aquelas mulheres guerreiras que a cada dia procuram formas diferentes de empreender para não cair no comodismo. E o Pensando Grande não podia ficar de fora, já que o tema era a nossa praia.

Ministrada pela professora de Administração, Comunicação e Marketing e também consultora do Sebrae, Fernanda Bueno, a especialista apresentou de forma clara dicas para aquelas mulheres que não querem parar no tempo.

Fernanda contou uma pequena história para que mulheres empresárias, e  até mesmo aquelas que estão iniciando um projeto, refletissem.

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Era uma vez…

“Estava um funcionário muito chateado em sua mesa, pois descobriu que um colega de trabalho que havia entrado na empresa há pouco tempo tinha ganhado aquele cargo que ele já idealizava. Não entendia porque seu chefe havia escolhido o tal rapaz e não ele, já que estava na empresa por mais tempo.

Em sua visão ele era a pessoa ideal para ser prestigiado com esse cargo, então decidiu procurar seu chefe e perguntar porque não foi escolhido. Seu chefe, então, falou: ‘Caro, estou com umas ideias para empreender na área de frutas. Será que você poderia ir até a feira e pegar os valores do abacaxi para mim?’. O funcionário sem entender nada, não fez muitas perguntas e foi colher as informações. Já com o valor em maõs, esse funcionário falou ao seu chefe: ‘O abacaxi custa R$4,00’.

Em seguida, o chefe chamou o funcionário novo e lhe pediu o mesmo favor. Dessa vez, o rapaz demorou um pouco mais e, quando voltou, passou informações além do que seu chefe havia pedido, ou seja, colheu o máximo de dados para que a dúvida fosse sanada da melhor forma. O chefe não precisou responder mais a pergunta inicial do seu funcionário, pois ele entendeu sozinho o motivo.”

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Essa história não retrata apenas a visão de um funcionário, mas também de um empreendedor. A lição da história é que todos são capazes de fazer algo diferente e inovador. Chamar a atenção e se colocar em uma posição importante é essencial para qualquer PME.

Fernanda colocou a seguinte pergunta em questão: “Já pensou em descobrir um diferencial, ter boas ideias e soluções para suas próprias dificuldades?”.

“Sair da caixinha” foi a resposta. O empreendedor precisa estar atento a todas as oportunidades de crescimento. “A ideia é encontrar um modo de empreender que tenha sucesso para você”, afirma, Fernanda, para todas as mulheres presentes.

Corforme dados do Sebrae apresentados pela especialitas, as pessoas abrem suas empresas por dois motivos: oportunidade ou necessidade. Mas, infelizmente, em nenhum caso há planejamento.

Mesmo assim, algumas empresas são formadas a partir do sonho do empreendedor. Se esse é o seu caso, confira o passo-a-passo para alinhar o seu projeto à realidade do mercado:

1-  Sonho: antes de colocar a mão na massa imagine como será sua empresa; faça um mapa mental.

2- Planejamento: agora é necessário colocar tudo em um papel, descrever, planejar, moldar seu projeto com todos os detalhes.

3- Execução: agora sim, está na hora de colocar a mão na massa. Tudo o que foi planejado na etapa anterior deve ser colocado em prática. A execução é o momento em que vale tudo para testar e achar os erros e acertos.

 

Fernanda complementa as dicas falando de objetivos. Ao definir uma meta, não se deve deixar espaço para interpretações duvidosas. Quanto mais detalhado o ideal, melhor será sua compreensão e maiores as chances de ser atingido.

Uma forma simples de entender como isso funciona pode ser traduzida pela técnica do SMART. Conheça essa sigla e encontre seu objetivo:

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Specific (específicos)

Measurable (mensuráveis)

Attainable (atingíveis)

Relevant (relevantes)

Timely (Em Tempo)

 

ESPECÍFICO: os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa, o que de fato aquele negócio deve fazer para sua empresa e sua vida.

MENSURÁVEL: é medido e analisado em termos de valores ou volumes. Reflete os vários aspectos mensuráveis. É possível atingir isso? Até quanto?

ATINGÍVEL:a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis. É possível?

RELEVANTES: os objetivos não pretendem alcançar metas muito além do que os meios permitem, mas sim estão de acordo com a disponibilidade de recursos do projeto.Torne o projeto real.

TEMPORIZÁVEL: os objetivos devem ser bem definidos em termos de duração e prazos. Indique um intervalo de tempo para cada objetivo. Até quando? Tem prazo?

 

Por fim, não esqueça de trabalhar o Marketing Pessoal, principalmente, quando falamos da beleza das mulheres. “O Marketing pessoal trabalha a imagem para um resultado positivo. Formas de se portar perante as pessoas é essencial no mundo empreendedor”, finaliza Fernanda.

FONTE:pensandogrande.com.br
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