5 dicas sobre como pedir aumento


5 dicas sobre como pedir aumento

Quem nunca pensou em pedir aumento de salário? De acordo com a última Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho com mais de 50 mil pessoas de todo o país, 34,5% dos respondentes tiveram algum aumento nos últimos 12 meses.

Sempre pensamos que poderíamos ganhar um pouco mais, e existem momentos certos e formas mais indicadas para abordar um diretor ou um gerente, por exemplo. Atualmente, negociar salário é algo cada vez mais natural no mercado, mas algumas técnicas e um bom preparo para tal podem facilitar este objetivo.

Confira, abaixo, cinco dicas que irão auxiliá-lo para se sentir mais seguro e confiante ao pedir um aumento de salário:

1. Fale apenas sobre você

Tenha cuidado para não se comparar com outras pessoas da equipe ou da organização que ganham mais. Além de soar antiético por envolver um companheiro de trabalho sem seu consentimento, fazer comparativos com colegas tira o foco da negociação, que são suas realizações e contribuições para com a companhia.

2. Pesquise os valores pagos pelo mercado

Para pedir aumento, é fundamental saber quanto o mercado está pagando para profissionais do mesmo nível, em determinada região ou cidade. De nada adianta pedir um valor alto, se as empresas como um todo oferecem um salário inferior.

Aproveite e faça uma consulta no novo Guia de Profissões e Salários da Catho, um serviço gratuito também para não-assinantes.

3. Aponte seus principais feitos

A negociação de salário é o momento no qual o profissional deve colocar em evidência a sua relevância para a organização, apresentando seus principais feitos e metas alcançadas. Relate o máximo de ações que realizou nos últimos tempos e que impactaram positivamente em seu trabalho, sua área e na empresa.

4. Verifique se é o momento certo

É importante verificar se a companhia não está enfrentando nenhuma crise financeira ou se congelou as contratações e promoções momentaneamente, por exemplo. Já os feedbacks recebidos ao longo do ano são bons termômetros de como os gerentes avaliam seus funcionários e podem já ter sido um direcionador quanto às questões relacionadas a aumento de salário da equipe.

5. Prepare-se para possíveis questionamentos

Seu chefe, muito provavelmente, colocará em cheque alguns de seus argumentos. Prepara-se e faça um trabalho mental das prováveis objeções que ocorrerão, pensando em respostas objetivas e certeiras a seu favor. Também não despreze alternativas, pois seu gestor pode oferecer vantagens que podem ser até melhores do que um aumento salarial ou até mesmo, um desafio.

FONTE:Catho
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can