Entrevista com Betriz Campos: Psicóloga, Palestrante, Consultora e Escritora


Entrevista com Betriz Campos: Psicóloga, Palestrante, Consultora e Escritora

BEATRIZ CAMPOS

Psicóloga,  Pós Graduação em Gestão Empresarial, Palestrante, Consultora e Escritora. É Membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Suíça. Reside em Balneário Camboriú – SC.  Sua clientela no Brasil concentra-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste,  atualmente expandindo seu trabalho para países da Europa.   

Beatriz Campos , é com muita satisfação que o Ser Universitário e o Emprego YouCan realiza esta entrevista sobre suas palestras e os livros:  “Coaching Com Jovens Talentos” e "Mundo Azul"  no Mercado de trabalho.

1. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Como nasceu a ideia de desenvolver palestras sobre o Mercado de Trabalho?

Beatriz:
Este trabalho iniciou com um projeto de desenvolvimento de competências que realizei em uma empresa vinculada a Petrobras no início da década de 2000.  A característica da clientela e do público alvo, todos muito jovens (inclusive alta direção), com perfil diferenciado do que estava acostumada a atender no setor de consultoria e gestão. Nesta época nascia a geração y e me fez entrar em contato com um novo mundo corporativo. Observei o enorme potencial deste cliente, entre outras características relevantes destes jovens, a capacidade de dar e receber feedback e a necessidade de uma gestão participativa intensa. Junto a eles, também pouco valor as questões hierárquicas e almejavam cargos relevantes com pouco tempo de inauguração da empresa. Após esta experiência de muito aprendizado para ambas as partes, este cliente alcançou suas metas e resultados significativos, sendo considerada pela Petrobras a primeira empresa no Estado do Rio Grande do Sul em qualidade de atendimento e vendas. Relato esta história para que possam entender como iniciou meu trabalho com foco nesta geração. Com esta experiência publiquei a obra “Coaching Com Jovens Talentos”, que aborda os resultados organizacionais do processo de gestão e êxito desta empresa.
Meu propósito em desenvolver palestras tem por objetivo a compreensão das mudanças que a geração y trouxe ao mundo corporativo e análise do novo contexto para a realidade das empresas que foram acolhendo aos poucos esta geração que impactou os processos de gestão.
Podemos dizer que foi um marco em minha carreira em um momento que iniciou a transição do cenário corporativo.  Com isto realizei um projeto de desenvolvimento de competências para graduandos em universidade para obtenção de traçar perfil da geração y após 10 anos de trabalho iniciado.
Baseado nestes dados de pesquisa e trabalho junto aos jovens,  criei personagens para escrever a obra “Mundo Azul”.

2. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Onde buscou tanta inspiração para escrever o "Mundo Azul", pois além de ter uma grande relação com o mundo atual, temos também toda uma vocação e desempenho do personagem para a realização profissional?

Beatriz:
O Mundo Azul foi inspirado em todos os aspectos que traduzem estas gerações novas, passando conceitos aos jovens sobre a importância do desenvolvimento pessoal e profissional, em como enfrentar desafios, alertando competências e ensinando as gerações mais antigas sobre o perfil e manuseio com jovens. Prende o leitor, por ser uma história de ficção cativante. Escrever “Mundo Azul” foi uma inspiração reunindo a experiência no trabalho desenvolvido com jovens e projetos realizados com este público como citei acima.

3. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Nos fale mais como são suas palestras, quais os segmentos de mercado, tipo de pessoas e faixa etária que mais te procuram?

Beatriz:
Minhas palestras são interativas e dinâmicas, envolvendo o público para um aprendizado efetivo. Aborda o conteúdo com foco no público, ou seja, se são jovens todo o contexto  para eles e no propósito da importância do desenvolvimento. Incluo neste trabalho com jovens recursos transmidia, utilizando show musical e artes cênicas com parceiros da geração Y e Z, para ser impactante.  
No caso de gestores (geração x e baby boomers) , com objetivos de mostrar comportamento exclusivo destas gerações y e z, baseado na orientação de procedimento com os mesmos.  Meu público é diversificado, mas crio oportunidades para que a geração jovem tenha acesso ao desenvolvimento. No Brasil executei projetos em universidades, escolas e organizações, congressos nacionais de gestão e com proposta de expansão com projetos em Portugal e a literatura em outros países da Europa.  

4. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Quais são as grandes vantagens destas palestras para quem participa e para as empresas que futuramente poderão contratar estes profissionais?     

Beatriz:
Surpreendente os horizontes que se abrem para os jovens profissionais que absorvem este conhecimento. Eles se apoderam do autoconhecimento, tornam-se  motivados, percebem a necessidade e capacidade de mudanças. Tornam-se mais flexíveis pelo feedback recebido pelas vivências, possibilitando continuidade em recursos e processos de coaching. 

5. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
O que é preciso para adquirir e participar das suas palestras ?

Beatriz: Todos os contatos serão bem-vindos! Podemos conversar!

6.  Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Na sua obra “Mundo Azul” você criou e desenvolveu os personagens de maneira adorável !!!  No mundo real não é bem assim. Qual conselho você da para que o jovem continue com seus sonhos?

Beatriz: Os personagens “adoráveis”, como você denominou,  servem de exemplo para que os jovens adquiram um novo modelo mental. Lidar com angústias e poder ter condutas de resiliência, enfrentar desafios de forma equilibrada, compreender que o autoritarismo da geração mais antiga tem um contexto muito mais amplo que simplesmente o ato isolado.
Para realização dos sonhos, os jovens precisam ter um planejamento de vida profissional. Entenderem todo o contexto de forma sistêmica, praticar a perseverança e desenvolverem competências. Dessa forma o sucesso é garantido, evitando que muitos exerçam uma trajetória profissional com desprazer  e gerando alta rotatividade em empresas. Para eles o trabalho é igual a prazer e a tendência é tornarem-se empreendedores, caso o jovem não se identifique com estruturas corporativas que não o compreenda e acolha.  

7. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Hoje um estudante de um curso profissionalizante sai para o mercado muito mais rápido do que um graduado, inclusive pelas necessidades e metas da Empresa.
A que você atribui esta rapidez de mercado?

Beatriz: O jovem aprecia metas curtas, gosta de processos rápidos e resultados em curto prazo. As empresas que possuem esta referência e perfil estão aproveitando-os com mais intensidade.  Neste caso o mercado é propício para eles.

8. Ser Universitário  Emprego-YouCan:
Dê uma dica aos jovens para manterem-se focados.

Beatriz:  Jovem, pratique o autoconhecimento, faça o seu planejamento profissional e desenvolva suas competências para chegar onde você quer. Viva em um Mundo Azul e acredite no seu aperfeiçoamento. Assim o sucesso é garantido!

FONTE:Ser Universitário
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can