Como lidar com feedback negativo no trabalho e aproveitá-lo para crescer na carreira


Como lidar com feedback negativo no trabalho e aproveitá-lo para crescer na carreira

Especialistas indicam que, por mais difícil que pareça, aceitar e aprender com as criticas é benéfico

A crítica é uma parte inevitável da vida no trabalho e você não deve tentar evitá-la. "Receber feedback negativo nunca é fácil, não importa em que fase da sua carreira, você esteja", afirma a especialista Rebecca Thorman. "É natural ficar na defensiva ou chateado. Mas a verdade é que receber feedback negativo é uma oportunidade incrível para mostrar a sua capacidade de aprendizado e crescimento.”

GALERIA DE FOTOS: 8 dicas para tirar o melhor de uma avaliação negativa

"Um dos maiores problemas que vejo entre os funcionários, especialmente os mais jovens, é levar o feedback negativo como um ataque pessoal", diz Eva Tahmincioglu, diretora de comunicação de um institute voltado à carreiras.

Tina Nicolai, coach de carreira executiva, diz que já viu de tudo quando se trata de reações a um feedback negativo. "Raiva, negação, culpa, argumentação, para citar alguns", diz ela. "Isso depende muito dos níveis de confiança e comunicação com o supervisor, e da cultura da empresa em relação à forma que o feedback negativo é percebido."

Ela afirma que a melhor maneira de lidar com uma resposta negativa é fazer algumas perguntas básicas e mostrar que você está interessado em resolver o problema. "Tente manter a calma e o foco quando receber alguma crítica", aconselha Tina.

Alexander Kjerulf, autor e palestrante internacional sobre a felicidade no trabalho, concorda. Ele diz que a melhor maneira de receber feedback negativo é ouvir e realmente compreender o que está sendo dito. "Não fique na defensiva, nem comece a dar desculpas. Em vez disso, diga o que você aprendeu e o que vai fazer de diferente a partir de então."

Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br

FONTE:www.assineforbes.com.br
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can