Com foco em empreendedorismo, Campus Party 2014 tem sua versão mais madura


Com foco em empreendedorismo, Campus Party 2014 tem sua versão mais madura

Organização do evento esperava 8.000 campuseiros para acampar em cerca de 5.000 barracas no Anhembi

A Campus Party 2014 chega ao fim neste domingo (2), encerrando a versão mais madura do evento realizado em São Paulo há sete anos. Além do foco em empreendedorismo - e muitos participantes interessados em fazer seus projetos virarem negócios -, a edição paulistana do acampamento correu sem muitos dos contratempos estruturais registrados nos anos anteriores (casos de furtos e goteiras sobre os computadores, por exemplo). 

A organização esperava que 8.000 pessoas acampassem nas barracas e 160 mil visitassem a área gratuita – o balanço ainda não foi divulgado. Neste ano, a conexão oferecida no Parque Anhembi chegou a 40 Gbps (gigabits por segundo), suficiente na teoria para conectar simultaneamente 20 mil pessoas a 2 Mbps (megabits por segundo).

O amadurecimento do evento e de seus participantes se apresentou já na agenda de programação. Nela, a tecnologia dividiu espaço com palestras para ensinar como colocar projetos em prática, entender os clientes, definir e alcançar objetivos, ganhar dinheiro na internet, identificar oportunidades, escolher um investidor anjo e até enriquecer. O público do evento também parecia estar nessa sintonia, levando até a Campus Party seus projetos em busca de oportunidades.

principal palestrante neste ano foi Bruce Dickinson, 55. Além de vocalista da banda Iron Maiden, ele é piloto de avião comercial e fundador de duas empresas britânicas no ramo de aviação. Uma das lições que ele deixou foi: "Você precisa fazer algo diferente dos outros. Eu vi que as companhias aéreas precisavam de um serviço e resolvi oferecê-lo".

Não faltaram palestras com temas caros aos fãs de tecnologia, como a questão dos grampos na internet. Teve também as já tradicionais exibição de computadores customizados (casemods), quebra de recorde em overclocking (levar componentes do PC ao extremo) evenda paralela de comida

Entre os personagens mais inusitados deste ano estavam um garoto de apenas 11 anos, que passou a semana acampado, e um campuseiro fã de novela, que acompanhou a última semana de "Amor à Vida" pela internet. O UOL Tecnologiacontribuiu nesse aspecto, levando Vinicius Andrade, 17, e Yasmin Oliveira, 15, ao encontro no Anhembi – ambos são representantes do movimento do rolezinho. 

Problemas
Os contratempos estruturais de anos anteriores (como queixas de furtos em 2012) aparentemente se resolveram, com exceção de um breve apagão na noite de terça-feira (28).

No entanto, neste ano dois participantes foram detidos por suspeita de pedofilia. Eles foram flagrados compartilhando conteúdo de pornografia infantil via e-mail. Em nota, a organização da Campus Party informou que o compartilhamento de fotos de crianças e adolescentes em poses sensuais foi identificado "pelo sistema de rastreamento online do evento."

 

FONTE:Uol
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can