PARA COMEÇAR 2014: Como alcançar uma vaga no mercado de trabalho?


PARA COMEÇAR 2014: Como alcançar uma vaga no mercado de trabalho?

A Revista Você S/A revela o seguinte na capa: “Mude de Carreira: Empreenda!”. Recentemente ministrei uma pequena palestra sobre como procurar estágio na área jurídica para alunos da Graduação em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Lorena SP e os temas indicados aos alunos, certamente, estão ligados com a capa da revista mencionada.

A Revista Você S/A trazia na capa o tema “Carreiras Quentes” e apontava que o mercado jurídico é um dos mais aquecidos no momento, com destaque para a consultoria tributária em primeiro lugar na remuneração e também para o direito imobiliário que vem crescendo em virtude do aquecimento de tal segmento.

A Revista Veja publicou uma reportagem com o título “Becas em alta” e também retratou o aquecimento do mercado jurídico, com boas entrevistas com advogados bem sucedidos. Vale a leitura das três revistas mencionadas!

Por essa razão, coincidência, sorte ou mesmo efeito momentâneo do mercado jurídico aquecido, decidi escrever uma pequena postagem sobre “como alcançar uma vaga na área jurídica”, como alcançar/mudar para aquela vaga de estágio/emprego desejada. Se você tem algum amigo ou colega que precisa ler isso, faça um bom networking e encaminhe para ele (quem você ajuda hoje poderá ajudar você amanhã).

Para alcançar uma oportunidade é preciso mesmo tomar a iniciativa, porém de forma organizada, com foco nos objetivos pretendidos e gasto de energia, tempo e dinheiro com o que interessa. Então, vamos organizar essa busca nos seguintes eixos: currículo, atitude, monitoramento, networking e fortalecimento.

1 - Você tem um CURRÍCULO prontinho para ser enviado? Ele está atualizado? Você já pediu para alguém dar uma olhadinha e dar algum palpite? Saiba que muitos alunos/profissionais não possuem um currículo e estão errados. Todos devem ter um currículo e mantê-lo sempre atualizado. O cavalo branco passa uma vez na sua frente e é preciso estar preparado para montar nele! Deixe seu currículo pronto e atualizado!

Ele também é um retrato seu e avaliá-lo constantemente lhe ajudará a ter foco nas mudanças necessárias. Você pode decidir fazer um curso ao perceber que seu currículo não apresenta nenhum conteúdo que seria útil para aprimorar essa ou aquela habilidade ou competência em seu currículo. Sobre isso falaremos no tópico “fortalecimento”.

Preocupe-se com a fonte, o número de páginas, a organização textual, tópicos claros e descrição detalhada das atividades que exerceu nessa ou naquela função que exerceu. O currículo precisa destacar o que você já fez, para que o leitor compreenda habilidades que você já possui. 

Mesmo o aluno no começo da faculdade pode afirmar que já participou de apresentação de seminários, elaborou artigos científicos, etc., descrevendo resumidamente como preparou tais atividades, de modo a destacar o método de trabalho, a forma de pesquisa e de abordagem etc. Sempre temos algo para destacar!

Você pode cadastrar seu currículo em banco de dados existentes, seja na faculdade, para quem é aluno, ou então no site do CIEE – Centro Integrado Empresa Escola – ou em outros bancos profissionais, caso seja o seu caso. Quem está buscando uma oportunidade de trabalho deve, pelo menos por um pequeno período de tempo, assinar um site de buscas e oportunidades, para conhecer como funciona e até ter a chance de distribuir seu email para lugares aos quais não teria acesso. Cadastre-se no site dos escritórios para receber newsletters, por exemplo. As ferramentas eletrônicas e virtuais como o Twitter e o LindkedIn também são úteis, explore isso!

Você deve ter mais de um currículo preparado e até mesmo será necessário, em algum momento, preparar um novo currículo para novas oportunidades. De fato, você precisa manter um currículo completo que servirá de apoio para criar currículos menores, focados e adequados àquela vaga que você está mirando! Sendo assim, tenha, por exemplo, um currículo com o objetivo de ser professor, outro para atuar como advogado em determinado segmento empresarial, etc. Mas, se lembre, cada currículo é único e deve ser elaborado para aquela vaga determinada. Currículo não é medicamento, não existe “currículo genérico”.

Cuidado com as redes sociais, pois elas são uma extensão acessível do seu currículo. Divulgar coisas do tipo “odeio segunda feira”, “sexta chega logo”, “meu chefe tem TPM” etc., pode ser muito prejudicial. Uma aluna me contou que um Juiz de Direito ao entrevistá-la perguntou o nome completo e, na frente dela, digitou no Google entre aspas, encontrando, de primeira, uma receita que ela havia postado num blog de culinária... Ainda bem que foi isso, não?

Como elaborar um currículo? Leia aqui.
2 – A ATITUDE é também fundamental. Diz a música “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Vou contar uma pequena história que diz tudo sobre isso!
Dois Juízes de Direito da minha Comarca me procuraram em fevereiro de 2012 para a indicação de estagiários da Faculdade onde exerci a Coordenação da Graduação até julho de 2012. Fizemos uma primeira seleção entre alunos dos 4 últimos semestres através de uma redação com tema de processo civil. A oportunidade era excelente, trabalhar direto no Gabinete da Magistratura! As melhores redações selecionadas pelos juízes foram devolvidas para a faculdade e convidamos os alunos para que procurassem por eles visando a entrevista final. Havia 4 vagas. Dos 4 selecionados somente 2 compareceram. Nisso, 2 outros alunos, que não participaram da seleção, ficaram sabendo da oportunidade e “empreenderam”, tomaram a iniciativa! Foram até os juízes, se apresentaram e disseram que estavam interessados no estágio! Pronto, foram contratados sem passar pela seleção! 
E isso se deu simplesmente porque eles tiveram atitude! Ou seja, não adiante ter um bom currículo, quem toma a iniciativa sempre sai na frente! Pense nisso e dê o primeiro passo e esteja sempre pronto para uma oportunidade!

3 – MONITORAMENTO é também essencial! Quem está procurando uma oportunidade não pode creditar seu sucesso a São Longuinho! Ao contrário, deve efetivamente monitorar e acompanhar todos os movimentos do mercado! Deve acompanhar sites, redes de relacionamento, revistas especializadas, e até mesmo manter sempre a proximidade com aqueles amigos que podem ajudá-lo avisando de uma ou outra chance de emprego ou estágio!
Portanto, ligue o seu radar! Fique ligado! O mercado dá voltas, tenha seu currículo pronto e tome a iniciativa assim que a oportunidade aparecer! Repito: quem toma a iniciativa está um passo a frente! Se você monitorar o mercado verá muitas oportunidades para poder agir!

4 – O NETWORKING é também fundamental, mas muitos alunos e profissionais confundem a rede de relacionamentos com o número de amigos que possui. Ser famoso, com muitos contatos, não necessariamente é frutífero, pois tal resultado promissor depende da qualidade, e não do volume, de tais contatos!
Você conseguiria colocar numa lista 5 nomes de pessoas que podem te ajudar a arrumar um estágio ou um emprego? Pense nisso! Quem é a pessoa da sua rede de contatos que realmente terá condições de te mostrar uma oportunidade e até mesmo de te ajudar quando ela aparecer? Tenha isso na ponta do lápis e se aproxime, fortaleça esse laço com essas pessoas! Use corretamente o networking!
Cuidado com os emails em massa! Não sai por aí disparando emails coletivos com seu currículo anexo! Quem dá tiro por todo lado está mais perdido do que cego em tiroteio! Tenha foco em escolher pessoas e momentos certos para enviar seu currículo! Se for possível, peça autorização para enviar o currículo, é elegante e desperta o interessa no interlocutor!

5 – Legal! Você tem um currículo, sabe que deve tomar uma atitude, sabe que deve monitorar o mercado e manter o foco nos relacionamentos positivos de seu networking! Mas, não basta! É precisoFORTALECIMENTO constantemente do seu currículo! Fortaleça sua posição no mercado!
Não saia fazendo todos os cursos que aparecem. Escolha e gaste tempo e energia com o que é essencial! Um curso de línguas é sempre muito bem vindo! Hoje em dia o uso do ‘processo eletrônico’ e ‘soluções alternativas de conflitos’ também!
Descubra onde você precisa melhorar seu currículo! Pense na vaga dos seus sonhos! Por mais difícil imaginar que alcançará, prepare-se todo dia para ela! Invista em você e nesse sonho! Se estiver preparado para o topo da escada, chegar aos degraus que o antecedem se tornará fácil!

6 – Por fim, pense que seu currículo deve retratar você, ou melhor, retratar o que você já fez, sabe fazer e qual a sua utilidade para aquela vaga! Veja o triângulo que criei:
De baixo para cima você encontra os itens mais importantes! Tomar a atitude, por exemplo, é mais importante que ter um bom currículo, na maioria das situações. O seu currículo deve mostrar sua utilidade e não apenas demonstrar quem você é! A força do seu currículo está na utilidade que você representa, é a base! O que você sabe fazer é mais importante que sua figura em si para o mercado! Pense nisso!

Leia também sobre Empregabilidade clicando aqui.

Desejo todo o sucesso do mundo para você e espero que este pequeno texto possa transformar sua vida profissional ou acadêmica!

Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter

FONTE:http://advocaciahoje.blogspot.com.br/
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can