CAMAREIRA: Conheça tudo sobre esta profissão fundamental para o turismo


CAMAREIRA: Conheça tudo sobre esta profissão fundamental para o
turismo

Untitled Document

A camareira tem como função principal garantir o bem-estar dos hóspedes em seus apartamentos, estejam eles hospedados em hotéis, pousadas, flats ou
quaisquer empreendimentos que ofereçam o serviço de pernoite. Dentre suas atribuições básicas, estão a arrumação, limpeza e organização dos quartos.
Geralmente, a camareira é subordinada a supervisão de andares, e trabalha sempre para garantir o conforto dos hóspedes.

Atribuições gerais da camareira

Além dos itens citados acima, o trabalho de uma camareira se divide em tarefas de organização e limpeza.
Dentre estes afazeres estão: preparar os equipamentos para limpeza, carrinho e rouparia; limpar os apartamentos diariamente; registrar o que é consumido no minibar e repor seu conteúdo; limpar e manter organizados os locais de serviço e cuidar das chaves dos andares, onde é responsável pela sua conservação.
Além destas atividades, a camareira costuma prestar serviço diretamente aos hóspedes, exercendo funções como atender suas solicitações e reclamações
com eficiência; realizar transferências de aposentos (quando os hóspedes desejam trocar de quarto); fazer abertura da cama e controlar a limpeza desta durante a estadia dos hóspedes.
A camareira é responsável ainda por preparar suítes VIPs e para lua-de-mel.

Formação necessária para atuar na área

Para que desempenhe suas funções adequadamente, a camareira precisa realizar um curso de capacitação.
No programa, a futura profissional aprenderá conceitos fundamentais para realizar a arrumação, a limpeza e a vistoria de apartamentos e áreas comuns de hotéis e pousadas.
Dentre as disciplinas abordadas estão informações sobre o mercado de trabalho, capacitando-a para identificar as necessidades e suprir todos os possíveis pedidos e problemas reportados por hóspedes.
A futura camareira será capaz ainda de identificar os produtos necessários para a realização adequada da higienização e limpeza dos ambientes, como manter as informações pessoais dos clientes em sigilo, preencher adequadamente os relatórios e controlar e repor adequadamente roupas de cama e alimentos.

Área de atuação

A área de atuação de uma camareira se concentra em ambientes voltados à atividade de hospedagem. Seu trabalho é fundamental para garantir o bom andamento destes
estabelecimentos, pois elas são as responsáveis por organizar, higienizar e devolver a ordem aos quartos após a saída dos hóspedes ou preparar os
aposentos para sua chegada.
A expectativa das governantas, que chefiam as camareiras, é de um trabalho metódico e bem organizado. Estas profissionais devem ainda prezar por valores éticos e morais, além de manter uma aparência impecável.

Remuneração

A remuneração das camareiras costuma girar em torno de R$ 1 mil reais. No entanto, este valor não costuma aumenta, mesmo com a realização de cursos de aperfeiçoamento ou com o acúmulo de experiência.

Porque atuar como camareira?

Embora tenha um salário limitado em comparação a outros postos de trabalho no setor de turismo, a função de camareira pode servir como experiência para o atendimento ao público. Ao saber como suprir as demandas, preferências e garantir um atendimento personalizado aos hóspedes, esta profissional se tornará apta a se destacar no segmento de atenção ao público em qualquer outro posto de trabalho. Além disso, por possuir ensino técnico especializado no tema, aquelas que atuam como camareiras podem migrar para outros setores do ramo hoteleiro, evoluindo profissionalmente e alcançando cargos melhores.
Por estar inserida no promissor setor de prestação de serviços, esta função tem um vasto campo de trabalho, apesar do encolhimento de vagas em muitos segmentos, fruto da aguda crise econômica que passa a economia brasileira.
Essencial para o bom funcionamento de um hotel, a função de camareirarequer capacitação técnica, sensibilidade e, sobretudo, discrição.
É ainda o elo entre hóspede e administração, e sua observação no dia a dia contribui para melhoria dos serviços prestados.
O que achou deste artigo? Comente logo abaixo sua opinião sobre esta incrível profissão.
Este artigo foi criado pelo nosso parceiro Hudson que possui um blog sobre vagas de emprego no Rio Grande do Norte (empregorn.com) e diversas dicas de processos seletivos.

FONTE:Empregorn.com
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can