7 sinais de que a vaga não será sua


7 sinais de que a vaga não será sua

7 sinais que a vaga não será sua

Aprenda a identificá-los agora ou continue na esperança

Quase todo mundo já se viu vítima deste erro, pelo menos uma vez na vida. No minuto em que começa achar que vai conseguir a vaga, você para de buscar oportunidades, assumindo que dessa vez é praticamente garantido.

"Uma das maiores ciladas para quem está procurando um emprego hoje em dia é a tendência natural de desacelerar os esforços nas buscas quando uma oportunidade em particular começa a parecer promissora", afirma Liz Ryan, CEO e fundadora, do Human Workplace. Em entrevista à Forbes, a especialista disse que é fácil deixar passar os sinais que deixam claro quando vamos ou não conseguir a vaga durante um processo seletivo ou entrevista.

Veja a seguir sete comentários e feedbacks que você pode ouvir de recrutadores de gerentes de RH durante a sua procura. "Todos eles têm um único significado: fuja do processo e invista seu tempo valioso na busca por oportunidades reais."

1. "Você ainda está participando do processo"

Pare de perseguir a oportunidade assim que ouvir estas palavras. Por que eles lhe diriam que você continua  participando do processo de seleção? É como ir pra casa depois de um ótimo segundo encontro com alguém, e depois receber uma mensagem dele(a) dizendo que quer te apresentar a outra pessoa, porque acha que vocês formariam um lindo casal. Enfim, "você ainda está participando do processo seletivo" jamais é um sinal de que você é um candidato com alto potencial. Aliás, por que você iria querer ficar num lugar que não enxerga o seu potencial?

2. "Adoramos você — apenas queremos conhecer os outros candidatos"

Ah, essa é a sua deixa! Então vejamos se entendemos bem. Você me entrevistou, gostou de mim o suficiente para me dar um update sobre o progresso do seu processo de seleção. Agora você quer trazer outros candidatos para compará-los a mim na expectativa de economizar? Pode esquecer!

Não dá pra concordar ficar na estante esperando enquanto um empregador especula no mercado para ver se alguém oferece todos os seus talentos pela metade do preço. O negócio nesse caso é dizer ao empregador para fazer logo a sua oferta ou apertar sua mão, porque no fundo ele nunca vai valorizar você (ele está inclusive disposto a usar essa resposta para se livrar de você!). Mas pense bem, por que eles deveriam valorizá-lo se você não se valoriza?

3. "Estamos pensando em combinar com outra posição"

Essa é ainda pior. Então vocês listaram todas as especificações da vaga de emprego, tiveram todo o trabalho de publicar, anunciar, divulgar, entrevistar candidatos, sem falar no tempo investido, para de repente combiná-la a outra, pra conseguir o dobro de produtividade a partir de uma única pessoa contratada? Essa é uma bandeira vermelha gigantesca hasteada aos olhos de quem está procurando emprego pra valer. Como eles podem ter conseguido uma aprovação superior para preencher uma vaga aberta se a nova contratação não estava relacionada a um problema grande e caro em primeiro lugar?

As empresas podem ficar cada vez mais gananciosas. Gerentes podem começar a pensar em espremer até a última gota da laranja quando estão prestes a fazer uma oferta, especialmente se você se apresenta como o candidato de trabalho mais agradável e ansioso para agradar que o mundo já viu. Encontre sua própria voz e força de caráter e estabeleça os limites agora mesmo. Se você deixar pra depois que conseguir a vaga...esqueça.

4. "Colocamos a posição em stand by"

Quantas pessoas que estão buscando trabalho não se deparam com esta declaração de incompetência todos os dias? Caia fora dessa expectativa e use seu tempo e energia para perseguir oportunidades com gerentes que sabem o que estão fazendo.

5. "As especificações sobre a vaga foram enviadas de volta ao HR para redefinição"

Essa afirmação pode significar "podemos dizer que você é bastante capaz, então estamos tentando incluir seis ou sete responsabilidades nas especificações da vaga", ou algo mais esperançoso, como "não posso contar toda a história agora, mas estou tentando conseguir aprovação do RH para trazer o salário a um patamar que possa pagar por uma pessoa tão qualificada quanto você."

Você pode começar a se sentir lisonjeado quando um recrutador lhe disser que está tentando redefinir ou dar um "upgrade" na vaga, mas não deveria. Gerentes de RH sabem o que precisam fazer bem antes de começar a entrevista/r os candidatos.

Pode apostar que ele(a) provavelmente lutou pelo nível correto de salário ao definir a vaga, e não foi algo que ocorreu apenas meses atrás. Se o seu gerente consegue de fato dar um upgrade na posição e elevar o salário, então prepare-se para ter que sempre empurrar uma pedra do penhasco toda vez que quiser um aumento de salário, não importa o quanto você mereça.

Agora, se o(a) gerente admite que está aguardando as rodas da democracia virarem e que o pedido de upgrade pode ser negado por um comitê sem rosto, fuja! Definitivamente não é uma empresa que vai fazer a sua chama virar uma fogueira.

6. "Estamos aguardando aprovação do budget"

Se você ouvir que o trabalho que está buscando está esperando por algum tipo de aprovação para que ele se materialize, envie uma rápida mensagem por e-mail dizendo "contrate outra pessoa", com a máxima educação que puder, e escape desse pipeline sombrio. Afinal, por que eles entrevistariam pessoas antes de a posição estar sequer aprovada? A motivação para isso é a percepção de quando há pessoas qualificadas em busca de emprego por um preço ínfimo no mercado. Infelizmente existem muitos empregadores que mantém essa crença guardada no fundo do coração.

7. "Apareceu um candidato interno"

Falando de coração, pra terminar com um clássico da conversa fiada, essa só é lançada depois que você já investiu incontáveis células cerebrais e coronárias numa oportunidade de trabalho. Que tipo de empresa não consegue detectar um candidato interno antes mesmo de gastar tempo e capital à procura de um externo? Dê uma bota nesses indivíduos que fazem você perder o seu tempo e não olhe para trás. O mundo é grande, gira acima da velocidade do som (inclusive de palavras tão incoerentes proferidas o tempo todo), e há uma quantidade enorme de empresas dispostas a conhecer o seu talento. A boa notícia é que você precisa encontrar uma só!

 

 

FONTE:Danilo Barba
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can