Pesquisa da USP em Piracicaba vai nortear plano nacional de irrigação


Pesquisa da USP em Piracicaba vai nortear plano nacional de irrigação

Prédio principal da Esalq da USP em Piraicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
Prédio principal da Esalq da USP em Piraicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), vai nortear o Plano Nacional de Irrigação.

A Portaria nº 115, publicada no Diário Oficial da União, estabelece que, a partir de agora, todos os projetos públicos que envolvem o tema sejam planejados e implantados conforme o relatório do estudo, que avaliou 168,8 mil bacias hidrográficas do país.

A pesquisa “Análise territorial no Brasil para o desenvolvimento da agricultura irrigada”, feita em parceria com o Ministério de Integração Nacional, demonstrou que o país tem potencial para expandir em até 61 milhões de hectares as terras irrigadas, o equivalente a 10 vezes mais do que se tem atualmente.

O resultado do estudo foi apresentado à ministra a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, durante encontro com o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio no mês de outubro em Brasília.

O vice-diretor da instituição, professor Durval Dourado Neto, também participou da reunião. Ele é um dos coordenadores da pesquisa, com o docente Gerd Sparovek.

FONTE:G1
Curta o Emprego-youcan no Facebook Facebook Emprego You Can